Chuva e vendaval causam destruição e transtornos no Rio

Miguel Rojo/AFP
Ventos e fortes chuvas castigam parte do Estado do Rio de Janeiro desde o início da tarde desta sexta-feira (20). Na Região dos Lagos, onde estão cidades turísticas do litoral fluminense, pelo menos 150 pessoas estão desalojadas.


Em Cabo Frio, cerca de 40 casas foram destelhadas e outras oito ficaram destruídas pela força da ventania, deixando cem pessoas fora de suas casas. Segundo informações da prefeitura, ninguém ficou ferido. Em Arraial do Cabo, outras 40 residências foram danificadas pelo temporal e duas ficaram parcialmente destruídas.

Na região serrana, alertas foram emitidos em Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Bom Jardim. Líderes de 300 comunidades nas quatro cidades já receberam avisos a respeito da chegada de forte chuva. Segundo o Cestad (Centro Estadual de Administração de Desastres), em caso de necessidade de evacuação em áreas de risco, o sistema de sirenes será acionado.

Capital
Na capital, a chuva forte causou transtornos: a zona norte foi a mais afetada, principalmente nos bairros do Méier, Penha, Vila da Penha e Irajá.  A queda de raios provocou a interrupção de energia em parte de 13 bairros, segundo a Light, concessionária de energia elétrica.  Os bairros afetados são: Grajaú, São Cristóvão, Abolição, Pilares, Engenho de Dentro, Rio Comprido, Honório Gurgel, Guadalupe, Marechal Hermes, Deodoro, Vila da Penha, Pavuna e Tijuca.

O teleférico do complexo do Alemão teve a circulação interrompida por duas horas, das 15h30 às 17h30, também pela queda de raios. Segundo a Supervia, concessionária que administra os trens do Estado e o teleférico, os passageiros desembarcaram nas estações mais próximas por medida de segurança. Os trens circularam com intervalos irregulares em todos os ramais.

O trânsito ficou congestionado em diversas vias da cidade. A avenida Dom Hélder Câmara, uma das mais movimentadas do subúrbio carioca, ficou com o trânsito parado por quase uma hora na altura de Pilares, devido a queda de uma árvore. O trânsito ficou lento também nas ruas Dias da Cruz e 24 de Maio.

Na zona sul da cidade, um bolsão d’água se formou na rua Muniz Barreto, em Botafogo, provocando lentidão na via.  Na zona oeste, sinais de trânsito apagados tornaram o tráfego confuso na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca.

Frente fria
Uma frente fria que chegou ao Rio na noite de quinta-feira (20) mudou o tempo na cidade. Segundo a previsão meteorológica, as chuvas devem continuar até o domingo. A mudança brusca acontece após o Rio enfrentar o dia mais quente do ano, na última quarta-feira: 41,2ºC na capital.

Segundo o centro de Operações da Prefeitura do Rio, a cidade segue em estado de atenção. Chove moderadamente em diversas regiões da capital.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas