Seleção de Vôlei Feminino é Bi-Campeã das Olimpiadas de Londres


A fama de “amarelonas” está enterrada de vez. Depois de salvar seis match points contra a Rússia nas quartas de final, a seleção brasileira feminina de vôlei conseguiu uma virada incrível sobre os Estados Unidos e conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres. Em jogo emocionante, o time de José Roberto Guimarães venceu por 3 sets a 1, parciais de 11-25, 25-17, 25-20 e 25-17.


Trata-se de um resultado obtido na base da superação, visto que o time verde-amarelo foi simplesmente massacrado pelas rivais nos primeiros minutos de partida. Com a cabeça no lugar, porém, as meninas reagiram e, lideradas por Jaqueline e Sheilla, levaram o bicampeonato olímpico.

Curiosamente, a conquista anterior, em Pequim 2008, havia sido justamente com um 3 sets a 1 sobre as americanas. Mais curioso ainda é que as agora medalhistas de prata tiveram a chance de eliminar o Brasil ainda na primeira fase. Para isso, bastava perder da Turquia, uma vez que as brasileiras tinham feito uma campanha muito ruim na primeira fase. Acabaram pagando pela honestidade...

O título faz de Zé Roberto o primeiro tricampeão olímpico da história do esporte brasileiro. Além de Pequim 2008, ele foi ouro com o time masculino em Barcelona 1992. Aliás, o treinador permanece como o único no planeta a já ter triunfado em ambos os gêneros: campeão com os homens na China há quatro anos, o técnico dos Estados Unidos, Hugh McCutcheon perdeu a oportunidade neste sábado (11).

Esta é a terceira medalha de ouro do Brasil em Londres 2012: antes, o país já havia triunfado com Sarah Menezes no judô e Arthur Zanetti na ginástica. O país ainda soma três pratas e oito bronzes na competição.

O Brasil ainda tem a chance de faturar um novo ouro no vôlei neste domingo (12), a seleção masculina joga a final de Londres 2012 contra a Rússia.

O jogo

O primeiro set foi um verdadeiro pesadelo para o Brasil: com muitos erros de ataque, partindo de todas as jogadoras, a equipe foi simplesmente massacrada pelas americanas, que, por sua vez, jogavam muito bem. Somente nesta etapa, foram nove pontos cedidos em erros para as rivais, além de apenas 14,7% de aproveitamento no ataque (cinco de 34 tentativas). Resultado: 25 a 11 em apenas 21 minutos.

Logo no início do segundo set, o Brasil deixou claro que estava disposto a apagar a má impressão e abriu 3 a 0. Os Estados Unidos chegaram a empatar, mas logo as atletas verde-amarelas voltaram a dominar o jogo. O técnico americano pediu tempo e elas chegaram ao 11 a 12, mas aí Sheilla acordou e passou a virar um monte de bolas.

Isto, embalado pela ótima atuação de Jaqueline, contribuiu muito para que as brasileiras devolvessem a surra, encerrada em 25 a 17 em um bola “china” convertida pela capitã Fabiana.

Com uma “pequena” ajuda do juiz, que deu ponto para o Brasil em bola que tocou em Sheilla antes de sair. Na sequência, um bloqueio nacional depois de uma bola quase perdida embalou ainda mais a equipe, que passou a se manter na frente com boa vantagem: no segundo tempo técnico, ela era de três pontos (16 a 13).

Nervosas, as jogadoras dos Estados Unidos começaram a fazer besteiras no fim do set: em um contra-ataque de Sheilla que iria muito para foram, Logam Tom tentou defendeu e entregou o ponto pro Brasil: 23 a 19. Com a moral lá em cima, a oposta nacional fechou a etapa logo depois, explorando o bloqueio. Com a moral lá em cima, as brasileiras passaram a dar show e foram supremas na quarta etapa. Quem teve a honra de fazer o ponto do título foi de Fernanda Garay.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas