Cartão Nacional de Saúde pode ser solicitado em 23 locais da rede municipal

A Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Especialidades Médicas José de Alencar, o Hospital da Mulher de Fortaleza e 20 postos de saúde são os locais da rede municipal onde está sendo realizado o cadastro do Cartão Nacional de Saúde, um instrumento importante para auxiliar o cidadão nos atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. 


Para solicitar o cartão, os interessados devem comparecer a um dos 23 locais de cadastro com um documento – carteira de identidade ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) – e comprovante de endereço. Se o cartão for para uma criança, a certidão de nascimento deve ser apresentada pelo pai, mãe ou pessoa responsável.

O objetivo fundamental do Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao SUS a capacidade de identificação individualizada dos usuários dos serviços de saúde. Cada cidadão terá um cartão identificador que facilitará o acesso ao sistema informatizado criado especificamente para esse fim. A partir do cadastramento e da emissão do cartão, será possível identificar o usuário em todos os contatos que ele fizer com o SUS, em qualquer ponto do território nacional, e acompanhar a evolução dos atendimentos, contribuindo para o aperfeiçoamento da atenção individual e para o planejamento das ações de saúde.

O cadastramento permite a criação de um banco de dados para identificação de todos os usuários do SUS do país, os respectivos domicílios de residência e as informações úteis para avaliação das condições de saúde, diagnóstico de doenças e planejamento e programação das ações de saúde, favorecendo uma maior eficiência dos equipamentos e serviços.

O projeto do Cartão Nacional de Saúde visa à construção de uma base de dados de histórico clínico; à imediata identificação do usuário, com agilização no atendimento; à ampliação e à melhoria de acesso da população a medicamentos, além de outros benefícios para usuários, profissionais e gestores de saúde, como a integração de sistemas de informação, a revisão dos critérios de financiamento e a racionalização dos custos, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria do sistema e serviços de saúde e a gestão e avaliação de recursos  humanos. Com tudo isso, será possível conhecer quem está sendo atendido, por quem, onde, como e com quais resultados.

O cadastro do Cartão Nacional de Saúde deve ser feito tanto pelos usuários do SUS quanto pelos profissionais e unidades de saúde. A partir do cadastro, eles recebem um número nacional de identificação. Os cartões confeccionados pelas empresas contratadas pelo Ministério da Saúde são encaminhados às secretarias municipais de saúde para distribuição aos usuários e profissionais.

O cartão do usuário tem impresso o número nacional de identificação e será lido pelos equipamentos terminais desenvolvidos especificamente para o projeto do Cartão Nacional de Saúde. O cartão do profissional de saúde permitirá a identificação do profissional para operar o sistema, que permite a coleta de uma série de informações vinculadas ao atendimento realizado, contribuindo para a organização de serviços de saúde e para ampliar e qualificar o acesso dos usuários.

::Serviço::
Fonte:SMS

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