Atraso e lotação marcam primeira viagem do Metrofor

Foi lotado e com atraso de duas horas que o metrô de Fortaleza (Metrofor) seguiu em sua primeira viagem de operação assistida pela linha Sul.

Foi lotado e com atraso de duas horas que o metrô de Fortaleza (Metrofor) seguiu em sua primeira viagem de operação assistida pela linha Sul. O trajeto entre a estação Carlito Benevides (antiga Vila das Flores, em Pacatuba) até a estação da Parangaba foi acompanhada por políticos, engenheiros, estudantes e convidados. Foi preciso muita disposição para conseguir entrar no disputado metrô. Do lado de fora, centenas de olhares curiosos. Foram 13 anos de espera.

A partir de segunda-feira, o acesso será liberado gratuitamente entre 9 e 13 horas na operação assistida. A expectativa é que no dia 15 de outubro o restante da linha Sul, que segue até o Centro, seja completado. Segundo o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, faltam 1.500 metros de obras civis nesse trajeto. “Ainda não estou me sentindo realizado. Só fico satisfeito quando toda a linha Sul for entregue”, afirma. A expectativa é que a operação comercial da linha Sul seja iniciada em fevereiro de 2013.

Para o governador Cid Gomes, o momento já é de comemoração. “Foram quatro anos intensos. desde que as obras foram retomadas em 2007 não houve mais paralisação”, justifica. O desafio, segundo Cid Gomes, é resolver a integração dos sistemas de transportes de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba - municípios por onde passa a linha Sul. “Vamos aproveitar esse período de testes para estudar um plano de integração. A ideia é que o passageiro use apenas uma tarifa para se locomover de van, metrô e ônibus. Uma operadora privada poderia ficar responsável”, sugere.

Outra preocupação é com a conservação dos trens elétricos que compõem o metrô. Os trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Linha Oeste, em Caucaia, por exemplo, tiveram que ser recolhidos porque foram depredados pela população. A expectativa é que o VLT volte a circular em 15 dias. “Caso isso venha acontecer com o metrô, vamos recolher também. O equipamento não pode circular com banco riscado ou vidro quebrado. É perda de qualidade”, diz o presidente do Metrofor.

Ontem, durante a viagem inaugural, o vidro frontal quebrado e uma pipa enrolada na fiação superior de um dos trens do metrô chamava a atenção. “A conscientização dos passageiros na preservação do metrô é fundamental. Estamos realizando palestras de sensibilização em escolas e centros comunitários”, completa o assessor do Metrofor, Fernando Mota.

Linha Leste
Durante a viagem inaugural da operação assistida da linha Sul, Cid falou também sobre a linha Leste, que ligará o Centro ao Fórum Clóvis Beviláqua, na Água Fria. Em 20 dias, deve ser divulgado o edital para a contratação de empresa responsável pelas obras civis. A previsão do governador é que até o fim de 2013 seja finalizado o trecho do Centro até o Papicu. E até 2015, o restante da linha Leste, até a Água Fria.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas