Iniciou I Nossas Américas – Nossos Cinemas, em Sobral

Foto:André Adeodato

A abertura da primeira edição do Encontro de Jovens Realizadores de América Latina e Caribe, o “I Nossas Américas – Nossos Cinemas”, aconteceu ontem, quarta-feira, 23, no Teatro São João.
O Encontro segue até o dia 26 de maio ereuni realizadores de audiovisual latino-americanos e caribenhos.

O Prefeito de Sobral Veveu ressaltou a importância do evento que trás para Sobral cineastas da América Latina e Caribe e de todos os estados brasileiros. “Sobral hoje é o centro de debate sobre cinema da América Latina e Caribe e eu quero que Sobral seja permanentemente o local para a realização desse encontro, que não só fortalece nossa produção local e regional, mas trás para cá esse encontro de diálogos e diversidades culturais fortalecendo ainda mais a política cultural do município”, declara.

Para o cineasta Rosemberg Cariry Sobral fez por merecer sediar o evento internacional de cinema. “Esse é o primeiro encontro desse modelo que acontece na América Latina e é muito importante que isso esteja acontecendo em Sobral, no coração do Ceará, e não na capital, nem no eixo Rio-São Paulo.
Isso faz parte de uma afirmação da diversidade cultural de Sobral como uma cidade de encontro. Sobral fez por merecer e conquistou esse encontro porque, com todas as últimas ações que realizou, se transformou na Capital Cultural do Ceará”, afirma.

Ao todos, 20 países são representados no Nossas Américas - Nossos Cinemas. A partir das discussões realizadas, ao final do evento, será divulgada uma carta de princípios e proposições de ações voltadas ao intercâmbio e à colaboração entre jovens realizadores da América Latina e do Caribe, chamada “Carta de Sobral”, que os jovens levarão para seus países com demandas dos problemas comum a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas