Empresas já pedem login e senha do Facebook para candidatos à vagas

Circulou essa semana por vários sites e veículos de comunicação uma notícia que surpreendeu muitos usuários de redes sociais.
Circulou essa semana por vários sites e veículos de comunicação uma notícia que surpreendeu muitos usuários de redes sociais: algumas empresas já estariam solicitando aos candidatos de processos seletivos seus respectivos login e senha do Facebook como parte do processo de contratação.

Vocês não entenderam errado: ao realizar uma entrevista de emprego o profissional de RH pede que você libere sua vida online para ser investigada. O fato tem sido registrado em diversos órgãos públicos nos EUA, mas também já há casos em veículos da imprensa daquele país.

O fato de um empregador “dar uma espiadinha” nos perfis online dos candidatos não é novidade. A situação começou a mudar quando algumas redes, sobretudo o Facebook, começaram a permitir que você crie níveis de acesso diferenciados. Ou seja, em seu perfil você determina o que é público, o que pode ser visto pela família ou pelos amigos de faculdade.

A partir daí, departamentos de polícia e demais instituições ligadas ao governo americano, quando vão contratar alguém pedem acesso irrestrito à toda a vida online. A questão é simples: hoje, falamos mais com os amigos virtuais do que os reais. Assim, para saber se um futuro guarda de polícia tem relação com baderneiros ou qualquer tipo de contravenção, só mesmo liberando acesso total à conta.

Por:Emanoel Verissimo


Um comentário:

administrador disse...

Ótima matéria, Emanoel. Parabéns.

Postar um comentário

>>Ultimas