Banda larga 4G no Brasil, o que é?


Banda larga 4G fala sobre a tecnologia que será adotada para a internet 4G aqui no Brasil, locais onde serão implantados e os ganhos da tecnologia comparados com o 3G.
A Banda Larga 4G brasileira utilizará mesma tecnologia implantada no Estados Unidos  e no Japão que é a LTE “Long Term Evolution” (Evolução de longo período) com velocidade superior a 10 megabit por segundo isso é um grande avanço se comparado com a tecnologia anterior 3G que é de apenas 1 megabit por segundo.

O governo brasileiro em ritmo acelerado para implantar a tecnologia 4G antes da copa do mundo  essa tecnologia que já é realidade em alguns países como Estados Unidos e Japão vai chegar no Brasil com alguns anos de atraso, as faixas de freqüências que serão utilizadas de 2,5GHz terá data limite para a licitação é 30 de abril de 2012 e as empresas terão até 12 meses para implantação nas 12 sedes da copa que na prática significa disponibilizar a quarta geração no Brasil até 2013.

O termo 4G que é usado para definir a quarta geração da telefonia móvel más na prática o que sugere a União Internacional de Telecomunicações, órgão da ONU, que considera 4G a conexão com velocidade de download de pelo menos 100 Mbps. A tecnologia funciona perfeitamente em laboratório, mas ainda faltam alguns anos para chegar às ruas. Um dos principais desafios é reduzir o tamanho do aparelho receptor.

Com a implantação da tecnologia LTE chegando o sinal 4G nos dispositivos móvel os outros sinais 3G e 2G continuarão disponíveis, assim como na 3G quando sua rede esta sobrecarregada com muitas pessoas conectadas ao mesmo tempo com grande volume de tráfego o aparelho pode passar para uma tecnologia inferior com menos velocidade.


Qual é o ganho em usar Internet 4G?
Transmissão ao vivo pelo celular com melhor qualidade de imagem sem ficar travando a tela ou com falhas na imagem , poder baixar e enviar arquivos maiores em menos tempo remotamente por um dispositivo móvel e ainda não ficar o instabilidade em lugares com grande quantidade de pessoas como será nos jogos da copa do mundo porque dividimos o sinal com todo mundo que está acessando a rede.
Como a chedada da tecnologia 4G para cidades que serão sede da Copa do mundo quem ganhará com isso é a população que poderão utilizar banda larga 4G e terá a melhor internet móvel do país já o restante precisará aguardar o difundi mento da tecnologia para outras cidades.

Por: Helbert - Técnico em eletrônica e informática
Fonte:Oficina da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas