AL do Ceará comemora aprovação do Estatuto da Juventude


Em pronunciamento  o deputado Professor Teodoro  comemorou a aprovação, do Estatuto da Juventude pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Em pronunciamento na sessão do dia 17 de fevereiro de 2012, o deputado Professor Teodoro (PSD) comemorou a aprovação, do Estatuto da Juventude pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, presidida pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). O documento tramita há sete anos no Congresso Nacional e, após análise de outras comissões, seguirá para votação dos parlamentares. Segundo ele, essa é uma conquista que deve ser festejada por todos os jovens brasileiros, pois traz uma perspectiva de maior atenção do poder público a esse segmento. “A Juventude, que tem nas mãos os destinos do País, precisa também de um olhar diferente para os seus anseios e energias para que o futuro seja melhor para todos. Ações que estimulem os estudos, o empreendedorismo, e que ampliem suas perspectivas e atividades comunitárias e solidárias, devem ser iniciativas do Estado”, justificou Teodoro.
Para efeito do Estatuto, é considerado jovem aquele com idade entre 15 e 29 anos. “O Brasil já avançou com documentos legais amparando faixas etárias. Virou referência, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com um arcabouço jurídico de proteção a estes entes. Embora aqui e ali desrespeitado, o ECA representa uma conquista da sociedade, sendo um conjunto de leis conhecido da população e utilizado com eficácia”, disse, ressaltando ainda os avanços do Estatuto do Idoso.
Ao destacar as políticas públicas voltadas à juventude brasileira, Professor Teodoro citou ações da Assembleia Legislativa destinadas aos jovens, tais como o projeto Construção Compartilhada da Cidadania, que promove a visita de estudantes ao parlamento, e os trabalhos da Comissão da Juventude da AL.
O deputado ressaltou ainda o programa “Pelos caminhos do Legislativo”, de estágio para universitários na AL, implementado pela gestão Roberto Cláudio (PSB) em junho de 2011. Um grupo de 40 estudantes, de 15 diferentes áreas de estudo, passou a estagiar nas Comissões Técnicas e, em alguns casos, nas diretorias e outras instâncias técnico-administrativas da Casa.
Fonte: ALECE
Por:Emanoel Verissimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas