PSDB quer reunir partidos para frente de oposição em Fortaleza


Sete partidos se reuniram na noite desta quarta-feira (25) em Fortaleza para articular uma frente de candidaturas de oposição ao candidato lançado pela prefeita Luizianne Lins (PT) nas eleições municipais deste ano.
O grupo aposta na possibilidade de haver segundo turno na disputa. "Quem passar para o segundo turno, tem o apoio dos demais partidos", disse Marcos Cals, presidente estadual do PSDB, que está à frente das articulações.
Participaram do encontro o PSDB, PR, PP, PDT, PPS, PTC e PRTB, das 18h às 20h em um hotel em Fortaleza. De oito partidos convidados, segundo Cals, apenas o DEM não mandou representante. Com isso, ficou marcada uma nova reunião para o dia 15 de fevereiro, e o PSDC também será convidado, de acordo com o presidente do PSDB.
Segundo Cals, por enquanto, as reuniões são apenas para "sintonizar" o discurso e tentar estabelecer que se houver segundo turno esses partidos se unam. Com isso, ficou acertado que deve sair pelo menos duas candidaturas à prefeitura desse grupo de partidos para buscar forçar um segundo turno. "Mas podem sair mais candidaturas", afirmou. Até agora, apenas PSDB e PDT já sinalizaram que terão candidatos próprios, conforme foi dito na reunião.

Candidatos
Pelo PSDB, há uma deliberação estadual de haver candidatra própria, com a possibilidade de o próprio Marcos Cals sair candidato. "É o que existe mais avançado por parte da militância, mas não está deliberado. Já estou fazendo reuniões e conversando nos bairros para saber a recepção ao meu nome". 

Do PDT, o vereador Iraguassú Teixeira, vice presidente do diretório municipal, compareceu. Dois possíveis pré-candidatos, deputados estaduais Heitor Férrer e Patrícia Saboya, não participaram do encontro.

Estratégia
Durante o evento, Cals disse ter "deixeido claro" que a vantagem para a oposição é de que a prefeita de Fortaleza não é candidata e terá de "transferir" a votação. " Em 2008, Luizianne foi candidata à reeleição com o apoio do governador Cid no auge da sua popularidade ao lançar o programa Ronda do Quarteirão. Com todos aqueles partidos juntos, ela obteve 50,1% do eleitorado", disse.
Para o presidente do PSDB estadual, mesmo com o conjunto de forças que a prefeita de Fortaleza e o PT têm ao lado do governador, "é quase impossível" eles vencerem no primeiro turno. "Existe uma possibilidade real de haver segundo turno", afirmou Cals.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas