570 mil Declarações Caem na Malha Fina

SÃO PAULO – De acordo com a Receita Federal do Brasil, 569.671 declarações ficaram retidas em malha neste ano, contra um total de 700 mil no ano passado.

De acordo com o órgão, a redução no número de declarações retidas se dá por conta da disponibilização de ferramentas, como a autorregularização, que permite que o contribuinte se antecipe na correção de dados inconsistentes e elimine as pendências com o Fisco.
“Este ano foi o que teve o efeito autorregularização mais significativo. É algo que tem sido crescente”, disse o supervisor nacional do Imposto de Rendal, Joaquim Adir.
Último lote A consulta ao último lote de restituições do IR 2011 será aberta na próxima quinta-feira (8) e os contribuintes que caírem na malha podem fazer a autorregularização no endereço www.receita.fazenda.gov.br, com o objetivo de zerar as pendências e, se for o caso, ter a restituição liberada nos próximos lotes residuais.
Segundo a Receita, os casos que não puderem ser resolvidos com esta ferramenta podem ser objeto de agendamento a partir de janeiro de 2012.
Erros mais comuns Qualquer inconsistência nos dados declarados é suficiente para chamar a atenção do Fisco. Por exemplo, você não informou a renda de um aluguel que recebe mensalmente, mas a imobiliária declarou à Receita - porque ela é obrigada a entregar uma declaração específica ao órgão - que existe um imóvel ligado ao seu CPF e que está alugado para alguém.
A situação descrita é bem real, assim como aquela em que o contribuinte declara o valor do IR retido em fonte, mas os números não conferem com os declarados pela fonte pagadora, pois ambos devem informar os mesmos valores, já que um paga efetivamente (trabalhador) e o outro é o responsável pelo recolhimento à Receita (empresa).
Errar no preenchimento dos dados informados também pode levá-lo à retenção na malha fina. E outro motivo muito menos "nobre" é o mais temido por quem realmente possa vir a ter culpa no cartório: tentativa de sonegação do imposto ou manobras para tentar aumentar o valor do imposto a restituir.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas