SOS CORPO DE BOMBEIROS

Atualmente o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará vive um momento muito delicado em seus 86 anos de existência, o curioso é que a corporação tem como principal função salvar vidas e hoje quem necessita de socorro são eles, pois estão beirando a extinção.
Isto porque os Bombeiros do Ceará está sem concurso para a renovação da tropa, está ficando sem pessoal para executar as tarefas que fazem parte do lema, que é VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR, e com isso o serviço não está saindo como deveria ser.

O Corpo de Bombeiros só não parou porque possui pessoas que ainda levam a instituição nos braços e no coração e que ainda têm esperanças em sua recuperação. No entanto a categoria está há 15 anos sem concurso para soldado e 10 anos sem concurso para oficial e nem sequer existe uma previsão para que ele se realize. Além disso, todos os anos vários companheiros de farda saem para gozar a tão merecida aposentadoria, aumentando cada vez mais o vácuo no efetivo existente.

Para ter uma ideia nesses 5 anos do governo Cid, foram efetivados mais de 5.000 policiais militares, delegados e policiais civis e o governo já anunciou um concurso para mais 3.000 policiais (soldados pm) e 250 oficiais (pm), quase 1.000 agentes penitenciários, dentre outros, e pasmem, nenhum bombeiro foi contratado e nem vai ser nos próximos anos.

O quadro de funcionários da corporação prevê um efetivo de 1.675 soldados, mas só existem 240. No geral, o efetivo hoje é de aproximadamente 1.500 homens (soldado, cabo, sargento, subtenente, tenente, capitão, major, tenente coronel e coronel), quando deveria ser de 3.700, distribuídos em mais de 20 quartéis em todo o estado do Ceará para executar serviços de combate a incêndios, salvamento, emergência pré-hospitalar, defesa civis e várias outras tarefas incluindo o serviço burocrático.

No entanto a categoria afirma que mesmo com quantidade reduzida de bombeiros, ela está pronta para executar qualquer missão, mas chegará um tempo que não poderão mais sequer fazer o mínimo possível e antes que isso os aconteça eles solicitam a ajuda da população, de amigos e parentes para clamar junto ao Governo em nome do Corpo de Bombeiros, já que por diversas vezes já foi informada a real situação às autoridades e nenhuma providência foi tomada.
Tarcísio Filho
Fonte: Adriana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas