Jardim Japonês é Usado Como Piscinão

No último domingo (18), por volta das 15 horas, o empresário de turismo, Fladner Cruz, em um citytour com um grupo de turistas de São Paulo, flagrou crianças e adolescentes de biquíni tomando banho no lago do Jardim Japonês, um dos mais novos pontos turísticos de Fortaleza, localizado na Avenida Beira Mar.


"A minha reação e a dos turistas foi de desapontamento pela degradação de um bem público. Se continuar dessa forma, em pouco meses, o Jardim Japonês vai estar destruído. o lago que deveria ter carpas, como qualquer jardim japonês, transformou-se em piscina", ressalta. A Prefeitura de Fortaleza afirmou ao G1 que existem guardas municipais e funcionários exclusivos para fiscalizar o local.
O empresário disse que ficou cerca de 30 minutos no local e, durante esse período, não viu nenhum guarda municipal ou outra pessoa responsável para zelar o espaço. "Já estive no Jardim Japonês diversas vezes. Sempre tinha um guarda municipal, mas, dessa vez, não vi nenhum zelador", destaca. De acordo com a Lei Complementar municipal N° 19/2004 , a Guarda Municipal de Fortaleza é o órgão responsável pela vigilância e preservação do meio ambiente, do patrimônio histórico, cultural, ecológico e paisagístico, incluindo os logradouros, praças e jardins.A Guarda informou ao G1, em nota, que o Jardim Japonês dispõe, diariamente, de dois guardas municipais no horário noturno, de 19h às 7h. Durante o dia, a segurança é realizada através de rondas do Pelotão Guarda Comunitária, com uma viatura e três agentes de segurança pública."Os agentes tem a missão de garantir a segurança patrimonial do equipamento público, evitando qualquer tipo de depredação, pichação e outros atos de vandalismo. Caso seja constatado o flagrante delito cometido por uma pessoa de maior idade, o agente faz uma advertência verbal. Se for recorrente, o infrator é encaminhado a uma Delegacia de Polícia Civil", diz.
A Prefeitura de Fortaleza informou ao G1 que mantém um zelador no Jardim Japonês, diariamente, das 7h às 19 horas. O banho deve ter ocorrido em um horário no qual ele deveria estar ocupado, fazendo poda de plantas ou limpeza, do outro lado do equipamento. A gestão municipal esclarece ainda que vai reforçar com esse colaborador a necessidade de ficar atento para evitar que esses banhos se repitam.
Homenagem à imigração japonesa no Ceará
A praça foi construída para homenagear o centenário da imigração japonesa, comemorado em 2008. Com os atrasos, a inauguração da Jardim Japonês ocorreu no aniversário de 285 anos de Fortaleza, celebrado no dia 13 de abril de 2011.
Fonte:G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas