Capote na Lata

A galinha d'Angola também é conhecida no Ceará como capote.
Uma das receitas mais tradicionais com a ave trazida pelos portugueses é o "capote na lata" feita pelos vaqueiros que faziam longas viagens e tinham de conservar o alimento. Nesse prato, o cozinheiro de um dos restaurantes de Fortaleza ensina que a galinha d'Angola ou o capote é frito e passado na farinha de mandioca e, caso se queira seguir a receita original, pode ser servido em uma lata.

Ingredientes:
- 3 colheres de óleo de soja;
- Sal a gosto;
- Uma cabeça de alho picado;
- Uma colher de colorífico;
- Duas cebolas;
- Um capote de um quilo cortado em pedaços;
- 100 gramas de bacon picado;
- Três colheres de manteiga da terra;
- Meio quilo de farinha de mandioca peneirada;
- Meio litro de água fervente.

Modo de fazer: 
Em um tacho, refogue a galinha com o óleo, parte do alho e do colorífico e uma pitada de sal. Depois, acrescente o meio litro de água fervente e feche a panela para que o capote cozinhe por 15 minutos. Quando a água estiver baixa, o capote deve estar com gosto e cozido. Reserve o tacho com o refogado. Em outra panela em fogo alto, esquente o óleo e acrescente o bacon para fritar o capote. Em seguida, junte o capote cozido, a outra parte do alho, a cebola picada, mais uma pitada de colorífico e manteiga da terra a gosto. Para finalizar, a galinha deve ser transportada para o tacho do refogado e ficar apurando por cinco minutos. Por último, acrescente a farinha de mandioca e deixe o capote torrar.

Dicas: 
O chef Anastácio sugere que a receita seja feita com colher de pau porque não raspa o alumínio da panela. Para deixar a carne da galinha d'Angola macia, o chef ensina que, antes de acrescentar a água fervente para o cozimento, a galinha deve soltar a água própria da carne.
Fonte:G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas