Você Sabe Oque é Assédio Moral?


O assédio moral é caractérizado por atos cruéis e desumanos,atitudes violentas e sem  ética nas relações de trabalho,praticado por um ou mais chefes contra seus subordinados.
 
A exposição de trabalhadores e trabalhadoras a situações vexatorias,constrangedoras e humilhantes durante o exercicio da função, chamamos de violência moral.

Estes atos visam humilhar,desqualificar e desestabilizar emocionalmente a relação da vitima com a organização e o ambiente de trabalho,oque põe em risco a saúde,o emprego e a própria vida da vítima.
A violência e o assédio moral e sexual podem ocasionar desordem emocionais e atingir a dignidade e a identidade da pessoa,alterando valores e causando sérios danos físico e psiquícos à vítima. 
Ao contrário do assédio sexual,já tipificado no código penal,o assédio moral ainda não faz parte, a rigor,do ordenamento jurídico brasileiro.

Em âmbito municipal,existem mais de 80 projetos de lei em diferentes cidades, vários deles já aprovados e transformados em lei- em São paulo(Sp), Natal(RN),Cascavél(PR),Guarulhos(SP)e Campinas(SP) Entre Outros. No âmbito estadual, o Rio de Janeiro foi o pioneiro na adoção de uma legislação especifica sobre o tema- A Lei estdual Nº 3.921,de agosto de 2002.
Galera por toda a semana iremos falar sobre esse tema que é muito importante para os trabalhadores.
Por:Edjane Melo
Fonte:ministério do trabalho e emprego.

3 comentários:

Anônimo disse...

valeu sofremos muito assédio moral e muitas vezes nem sabemos o que é.

Anônimo disse...

principalmente os agentes de endemias que é totalmente perseguidos por esses federais(fedorentos) e já ouvi até falar que eles mandam e sempre irão mandar nos agentes de endemias.

Anônimo disse...

Martins faz alguma coisa medroso

Postar um comentário

>>Ultimas