Queda do Airbus A330 por Três Fatores

A queda do Airbus A330 da Air France que cumpria o voo 447 Rio-Paris foi provocada por três fatores, informa o "Le Figaro".
O jornal francês diz que o relatório produzido pelo Escritório de Investigações e Análise (BEA, na sigla em francês), que analisou os dados e gravações das caixas-pretas, informará nesta sexta-feira (29) que o acidente foi causado pelo congelamento das sondas Pitot, perda brusca de velocidade da aeronave e erro de um copiloto.
O avião voo 447 da Air France caiu no Oceano Atlântico em 1º de junho de 2009, matando 228 pessoas.Segundo o periódico, o relatório vai dizer que a tripulação não conseguiu entender no cockpit os problemas enfrentados pelo avião e que foi incapaz de resolver a situação a tempo de evitar a tragédia.
De acordo com o relatório que o jornal afirma estar antecipando, o copiloto menos experiente não teria recebido treinamento para lidar com perda de velocidade da aeronave.
O "Le Figaro" descreve o que ocorreu na cabine de comando depois que o comandante deixou o cockpit para descansar. Um copiloto experiente assumiu o assento no lado esquerdo da cabine do Airbus; o outro copiloto, o menos experiente, ocupou o assento do lado direito do avião.
Logo após a desconexão do piloto automático, provocada pelo congelamento das sondas externas, o copiloto da direita puxou os controles, levantado o nariz da aeronave e a levando a 37.500 pés.
O relatório vai sustentar que a manobra de puxar o manche “é incompreensível”, pois o procedimento correto no caso seria desacelerar a aeronave e reduzir a incidência, ou seja, empurrando as alças de controle.
Ainda de acordo com a publicação francesa, o relatório dirá que o copiloto da esquerda teria perdido segundos preciosos ao tentar chamar o capitão através de um alarme ao invés de lidar com a pane da aeronave.
Quando o comandante retornou ao cockpit, os copilotos informaram que não estavam entendendo o que estava ocorrendo, mas o comandante "foi incapaz de analisar a situação".
A última informação do relatório, ainda segundo o jornal francês, diz que segundos antes do impacto do Airbus, os controles da aeronave foram levados para o lado esquerdo.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas