Ação do Projeto Rondon


Reriutaba foi tomada mais uma vez pela onda da cidadania, estudantes dos cursos de odontologia, enfermagem, medicina e Educação Física da Universidade Federal do Ceará
– UFC, nos dias 18 e 19 promoveram ações de orientação, prevenção e saúde, nas comunidades de Amanaira, em Reriutaba; Bananeiras, em Guaraciaba do Norte; e atendimentos fixos no Campus avançado Marechal Rondon.

O Projeto Rondon, na UFC, tem como objetivo maior levar os alunos a conhecer as diversas realidades de nosso país, e também que eles prestem assistência às comunidades. Os estudantes aprendem na Universidade e aplicam os conhecimentos em favor das comunidades mais carentes, com ações voluntárias voltadas para saúde.

Os alunos realizaram atendimentos nos turnos da manhã, tarde e noite, aferindo pressão arterial, glicemia, orientação sobre escovação e atendimentos no consultório: exodontia, raspagem periodontal, restaurações, e outros. Paralelos, um grupo de alunos se deslocou para atividades de orientação e saúde na comunidade de Bananeiras, em Guaraciaba do Norte, e no PSF do distrito de Amanaiara. Os universitários foram assistidos pelas odontólogas Zeneide Soares, Maria Gressy de Farias e Maria Renir Campos. A enfermeira Quiteria Soares, o vice-prefeito Vicente Filho e a secretária de Meio-Ambiente, Gislany Oliveira.

As ações da equipe do Rondon atenderam mais de 100 famílias das cidades de Reriutaba e Guaraciaba do Norte. Realizada com apoio do Instituto de Estudos e Pesquisa Vale do Acaraú (IVA), da Prefeitura Municipal de Reriutaba e do presidente da Associação Estadual dos Rondonistas do Ceará, Deputado Estadual Professor Teodoro.

Depoimentos

“Os estudantes de odontologia, enfermagem, medicina e educação física, todos voltados para o trabalho de prevenção e saúde. O objetivo principal é mostrar para os alunos as realidades locais. Todas as ações preocupadas em contribuir com nossa sociedade” disse a Odontóloga Maria Gressy de Farias.



Giovana mora em Fortaleza e é acadêmica do curso de odontologia. Estar em Reriutaba pela primeira vez faz a estudante acreditar que o projeto é uma forma de conhecer a realidade local e as condições das comunidades. "No Projeto Rondon tive a oportunidade única de aprender juntamente com os demais colegas de faculdade, aqui na cidade de Reriutaba. Acompanhei as atividades desenvolvidas no Campus Avançado Marechal Rondon, e é um aprendizado que levarei por toda a vida na carreira profissional.”

Os estudantes tiveram a oportunidade de sair dos conhecimentos sobre a Região Norte, acessível em livros e internet para fazer parte da realidade local da área, “Somos gratos a todos que interviram para que essa ação acontecesse aqui em Reriutaba. Estou vindo pela quarta vez nessa cidade e fico feliz em poder ajudar as comunidades locais com a doação de kits de higiene pessoal, bem como distribuir escovas de dente e creme dental” disse Matheus, estudante do 5º período de odontologia da UFC.

"A saúde é um direito básico do cidadão. Mas ainda não é dado a todos no Brasil. Ações como essa nos ajuda bastante, porque podemos trazer nossos filhos aqui para aprender escovar os dentes com os estudantes. Melhorando a saúde, melhoramos a qualidade de vida, e as crianças ouvem dos profissionais que tem de escovar os dentes diariamente e cuidar da higiene da boca"  comentou a dona-de-casa, Fatima Silva.

Fonte:Divulgação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas