Vacina Contra Raiva Animal


O próximo sábado (2/7) será dia de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A meta da Campanha de Vacinação Antirrábica é vacinar 300 mil animais em Fortaleza.
Entre 8 e 17 horas, estarão disponíveis à população 861 postos distribuídos pelas seis regionais da cidade. A vacinação deverá envolver na capital cerca de três mil pessoas, entre agentes sanitaristas, agentes comunitários de saúde, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses e da Célula de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, servidores da Fundação Nacional de Saúde, estudantes de Veterinária, veterinários e voluntários. A vacinação será destinada a cães e gatos a partir de dois meses de idade. Os filhotes deverão receber uma dose de reforço após 30 dias.

A raiva é uma doença causada por vírus que atinge animais e humanos. Ela afeta o sistema nervoso e pode levar a óbito. Em geral, a partir do aparecimento dos sintomas no homem, não existem mais chances de sobrevivência. Em Fortaleza, desde 2003, quando foram identificados três casos de raiva humana e 21 em animais (19 caninos, um felino e um silvestre), não houve mais registros da doença. O homem recebe o vírus do animal doente através da mordedura, arranhadura ou lambedura de mucosas ou feridas. O cachorro e o gato são os principais transmissores da raiva para o homem, mas os animais silvestres, como morcego, raposa, macaco, gambá e guaxinim, também transmitem a doença. 

Cuidar dos animais domésticos e evitar o contato com animais silvestres é a melhor maneira de se proteger da raiva. Se a pessoa for agredida por um animal, deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar uma unidade de saúde. No caso de animais domésticos, é importante manter o animal vivo, mas preso e sob observação por dez dias, e comunicar ao Centro de Controle de Zoonoses caso o animal permaneça agressivo ou morra. No caso de agressão por animais silvestres, a vítima deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber a vacina contra a raiva.

Entre os sinais e sintomas da doença, o animal doméstico apresenta mudança de comportamento acentuada, agressividade, isolamento em locais escuros, não atendimento ao chamado do dono, perda de apetite, salivação excessiva ou paralisia motora. Além da vacinação preventiva, cães e gatos precisam de acompanhamento veterinário, banhos regulares e controle de parasitas, entre outros cuidados. 
Fonte:SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas