Para Onde Vai a Educação?

O aluno precisa pensar e procurar usar suas vivências para obter competências e habilidades, que mais tarde lhe serão úteis para novas aquisições de conhecimentos.
Porém para isso o professor também precisa ser criativo, para que assim surpreenda seus educandos. Sabemos que o profissional criativo pratica a arte de indagações e usa a arte principalmente de ouvir para melhor conhecer os educandos. Jamais pensa que sabe tudo, ou que é o único dono do saber, pois sabe reconhecer que a mente do ser humano fica aberta para novas aquisições.

A arte e o exercício da criatividade envolvem o hábito de estabelecer um novo estilo, constituindo o que podemos chamar de marketing pessoal, buscando sempre a excelência para estabelecer a “diferença”. O educador antes de qualquer coisa deve buscar envolver a atenção do educando, aproveitando todas e quaisquer formas, onde a comunicação possa ser envolvida no ensino aprendizagem. 

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles mostra que o impacto de uma aula é feito de: 55% estímulos visuais (como você se parece, anda e gesticula); 39% estímulos vocais (como você fala, sua entonação e timbre) e 7% apenas de conteúdo verbal (tema sobre o qual você fala). A comunicação dentro da sala de aula é um dos fatores mais difíceis e complexos que existem nas interações humanas. Por isso o professor criativo possui capacidade de trabalhar em grupo, de improvisar, de adequar à metodologia da escola, de administrar o tempo e cumprir cronogramas, de fazer inovações, de buscar novos percursos. Como profissional criativo, o professor torna-se carismático e gera um encantamento nos discentes, ao procurar interagir com os meios de comunicação e valorizar a opinião dos educandos. 

O professor criativo fica sempre conectado com as novidades que aparecem, pois sua profissão é dinâmica. As transformações aconselham a não ficar parado no tempo. A busca pela criatividade é um desafio. No mundo atual procura-se não o mais inteligente, mas aquele que faz acontecer de maneira diferente e criativa.



Cleide Araújo
Psicopedagogia
Colunista Tv Badalo Ceara

2 comentários:

Cida disse...

Infelizmente, agente acaba presenciando alguns educadores, que estao pensando muito mais no dinheiro que no ensinar de verdade..entao acabam deixando muitas crianças, que ja sem perspectiva de vida boa,ainda mais desmotivado...
Vc e show... e ja ta fazendo falta...buaaaaaa

Anônimo disse...

Cida já estou com saudades dos nossos almoços coletivos e dos papos sinistros, rsrsrsr. É bem verdade, hoje em dia a Educação vem sendo tratada como algo relevante e até mesmo banal e é uma pena que as maioresa vítimas sejam as crianças.

Cleide Araújo

Postar um comentário

>>Ultimas