Mulheres no Comando do Governo


Bem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou: “As mulheres estão tomando conta de tudo”. A declaração, dada ontem em Curitiba, preconizava a escolha da presidenta Dilma Rousseff por mais uma mulher no primeiro escalão.
Com a nomeação da nova chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT-PR), Dilma aumentou para 10 o número de mulheres no ministério. Ao transferir Ideli Salvatti (PT-SC) da Pesca para as Relações Institucionais, ampliou a participação das mulheres no chamado núcleo duro do governo.

Ex-senadora e atual ministra da Pesca, Ideli teve seu nome confirmado para a pasta de Relações Institucionais nesta sexta-feira, no lugar de Luiz Sérgio (PT-RJ). Com a decisão por Ideli, Dilma ignorou os pedidos de PT e PMDB, que tinham preferência por Cândido Vaccarezza (PT-SP). Já Gleisi foi anunciada na última quarta-feira como substituta do ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci (PT-SP).

Com as novas nomeações, Dilma reforça a promessa repetida sucessivamente durante a campanha eleitoral em 2010 de dar prioridade às mulheres na montagem da administração. O tamanho da equipe feminina de Dilma supera a fatia de mulheres nomeadas no primeiro ministério de Lula em 2003. Entre elas, a própria Dilma na pasta de Minas e Energia. Dilma havia prometido compor 30% do ministeriado, ou 11 pastas, com mulheres. Ainda falta uma.
Fonte:IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas