Crie Suas Comunidades no Twitter

Você já ouviu falar no TwitCom? Esse site se baseia em uma ideia simples: seguir comunidades de perfis do Twitter.
Assim como existem as comunidades do Orkut, tão famosas no inícios da rede social do Google, e agora o Circles do Google+, o TwitCom permite que usuários do microblog crie suas comunidades dentro de dez assuntos segmentados: Negócios, Lifestyle, Entretenimento, Tecnologia, Internet, Cidades, Relacionamento, Esportes e Profissões.

O site funciona como um aplicativo. Você entra, permite que ele acesse suas informações do Twitter e começa a usá-lo. É possível encontrar as comunidades em uma busca geral ou entrando em determinado assunto. Então, basta clicar em “Entrar” e acompanhar os tuítes das pessoas que também fazem parte da comunidade. O site ainda permite que você crie uma comunidade, na qual o dono administra tudo e se encarrega de dar um nome e convidar usuários.

Segundo o publicitário e, criador do site, André Romani, no perfil de cada usuário, ele pode acompanhar a timeline geral de todas as 8 mil comunidades ou apenas a sua timeline, com os grupos seguidos. “Outro detalhe é que todos os tuítes vêm com o nome da comunidade e não do perfil, pois a ideia é se focar no assunto e não em que disse o que”, explica. Por este motivo também, as mensagens só podem ser postadas em uma comunidade por vez e também não há retuíte. “Partindo do princípio de que todos da comunidade acompanham todos, não há necessidade de replicar a mesma mensagem. Além disso, como tudo é baseado em um único assunto, só cabe a uma comunidade específica aquele tuíte”, completa.

Caso você queira publicar algo em um grupo e também no Twitter, o site oferece essa opção. Porém, junto da mensagem irá um link encurtado que direciona o usuário do microblog para a comunidade em questão, dentro do site do TwitCom. Dessa forma, André garante o crescimento do serviço.

O publicitário ainda conta que a ideia para o futuro é agregar a timeline do Twitter ao TwitCom, assim os usuários não precisariam manter os dois sites em paralelo. Outros planos incluem um serviço de geolocalização, que irá sugerir para usuários de outros países as comunidades que estejam em seu idioma. “Ainda penso em traçar um plano de negócios para inserir publicidade no site. Como a publicidade é baseada em segmentos e é isso que meu site faz, deve dar bons resultados. Claro que a ideia é ter anúncios pouco invasivos”, conclui.

Atualmente o TwitCom já possui cerca de 30 mil usuários, entre eles alguns famosos do microblog como Danilo Gentilli, Hugo Gloss e Luciano Huck. André atribui o sucesso do site à cultura brasileira, que se baseia muito na criação de comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas