O Lobby de Palocci


O que vem a ser um lobby? O termo lóbi é derivado do inglês lobby.
Em inglês, lobby é o nome utilizado para designar o vestíbulo das casas ou de edifícios públicos, sendo que nos últimos, representantes de grupos de interesse aguardavam os legisladores e governantes para influenciá-los. Lóbi (também grafado lobby) ,ou grupo de pressão, é um grupo de pessoas ou organização que tem como atividade buscar influenciar, aberta ou secretamente, decisões do poder público, especialmente do poder legislativo, em favor de determinados interesses privados. Pressões e manipulações exercidas por lobbies também são observadas em outras instâncias do poder público (Executivo, Judiciário), e também sobre os meios de comunicação.

Mas porquê falar disso agora? Bom o caso de Antônio Palocci trouxe uma velha discussão de volta ao cenário brasileiro. Mas para entender isso, precisamos voltar há uma semana atrás, onde o Jornal Zero Hora publicou uma reportagem sobre o polêmico aumento patrimonial do ministro chefe da Casa Civil. A reportagem, afirma que o político multiplicou por 20 seu patrimônio nos últimos 4 anos. O curioso é que Palocci pediu o afastamento do Ministério da Fazenda em 2006, após quebra de sigilo do seu caseiro Francenildo Costa, que disse ter visto na época, o ministro em uma casa alugada em Brasília pelos ex-assessores de Ribeirão Preto para "negócios suspeitos" e festas com prostitutas.

Mas voltando o assunto do Lobby, o ex-Ministro da Fazenda se defende de qualquer tipo de suspeita quanto ao enriquecimento repentino afirmando que todo o dinheiro veio de serviços de consultoria, prestados no período que esteve fora do governo. Ora sendo assim, a partir de hoje deixarei de ser jornalista e vou ser consultor, ou melhor conselheiro. Mas há aquele velho ditado, que se conselho fosse bom não seria de graça, no caso de Palocci não foi mesmo.

A prática do lobby nos Estados Unidos é permitida e aceita. Mas no Brasil essa prática não é regulamentado por lei e acaba por abrir brechas para que se misture interesses públicos e privados na política. Para o politico Roberto Romano, a consultoria acaba sendo um eufemismo para encobrir o lobby. “Mas são coisas diversas. Quem presta consultoria é um notório conhecedor de um determinado assunto. A consultoria vem do fato de que aquele que contrata o serviço busca orientação profissional especializada”.

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) também criticou Palocci em uma palestra que fez na Assembleia Legislativa do Ceará na manhã desta segunda-feira (26). Ciro disse em entrevista que o caso do Palocci é gravíssimo. “O Palocci está obrigado, na minha opinião, a dar as devidas explicações, no devido tempo, na devida forma.” Ciro ainda criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ir até Brasília intervir a favor do ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, no caso das revelações sobre a empresa de consultoria do petista. Para o ex-deputado federal, a atitude de Lula “liquida qualquer capital político” da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Tem muitos políticos que dizem repudiar o lobby, alguns atém demonstram a favor da regulamentação desta prática. Mas no fundo no fundo a maioria dos políticos defendem os seus direitos e acabam por se esquecer dos nossos direitos. O certo mesmo, é que Antônio Palocci demonstra ter muito lobby, ou melhor, lábia (no bom ceares), e o seu poder de convencimento anda lá em cima frente aos outros políticos. Então cuidado quando você receber um presente sem ser o dia do seu aniversário, pode ser alguém querendo fazer um lobby com você.

Tarcísio Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas