Diretriz Padagógica


Segundo FREIRE (1979, p.28), a educação implica numa busca contínua do homem em ser mais, portanto o homem deve ser sujeito de sua própria educação. Não pode ser objeto dela.
Por isso ninguém educa ninguém! Assim, a educação pode tornar-se um caminho de libertação na construção de uma sociedade mais humana, procurando possibilitar o desenvolvimento de uma consciência crítica, que recusa as posições passivas (FREIRE, 1983).

Gadotti, em seu prefácio à obra de FREIRE (1979), aponta que os temas conscientização e mudança estão presentes em todos os seus trabalhos, ressaltando o papel da educação, como meio através do qual a conscientização vai ocorrer. Para Freire, não se deve ter uma visão ingênua da escola como espaço e tempo para a constituição do conhecimento e segundo declara, em entrevista concedida a TORRES (1997), que a escola é um espaço de luta entre classes. Discutindo essa questão, salienta o papel do educador, a partir da posição que este assume diante do conflito social e atesta a importância dos conteúdos das disciplinas e a maneira como os utiliza, propiciando ou não, a manutenção da estratificação social.

Para educar é necessário, portanto, uma diretriz pedagógica com postura transformadora e que contemple a realidade em que os homens vivem, trabalham se relacionam, bem como seus saberes concretos e socialmente significativos. Assim, o contexto do sujeito que aprende não pode ser visto como um fenômeno alheio à relação do ensino e da aprendizagem (COLOME; LANDERDAHL; OLIVO, 1999).



Cleide Araújo
Psicopedagogia
Colunista TvBadaLo Ceara


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