Sacolas Plásticas, Resistentes e Duraveis

  
Foto:sustentabilidade.ogerente.com.br
Todos os anos são produzidos em média 100 milhões de toneladas de plástico.
Boa parte dessa produção termina nos oceanos ou em ruas e lixões. Portanto, uma possível solução é o uso das sacolas retornáveis ou das bolsas de retalhos. 

As sacolas plásticas são resistentes e têm longa durabilidade. Prova disso é que elas podem levar até 400 anos para se decompor. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o plástico que vai para os oceanos é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinhas e peixes, todos os anos. 

Foto:sustentabilidade.ogerente.com.br
As cidades também sofrem muito com o descarte das sacolas plásticas, que muitas vezes terminam nos bueiros, gerando enchentes. Mas, já existem alternativas para esse problema, como a sacola feita de material orgânico, que demora 18 meses para se decompor na natureza e já é usada em alguns supermercados. Outra opção para o consumidor é utilizar a sacola retornável, que pode ser usada inúmeras vezes, ou bolsas feitas em casa, como a da costureira Altimira Silva Ferreira, de 62 anos.  
Utilizando tapeçaria, retalhos de tecidos, jeans, courvin e napa que sobram de sua confecção, Altimira costura as bolsas que substituem as sacolinhas de plástico. O conhecimento mínimo em costura é necessário para o procedimento, porém, acompanhando as dicas qualquer pessoa pode tentar. 

Fonte:CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas