O Reinado do Orkut no Brasil Pode Terminar Ainda Neste Ano

O reinado do Orkut no Brasil pode terminar ainda neste ano. A constatação veio de uma análise de
Michael Bonfils, do Search Engine Watch (SEW), sobre os países que compõem o Bric.

Brasil, Rússia, Índia e China tinham como característica a predominância de outras redes sociais que não o Facebook. Esse quadro só foi alterado na Índia, que abandonou o Orkut.
O Brasil, que também adotou o site do Google como preferido, vê um crescimento acelerado do Facebook desde o último trimestre de 2010. Então, com a ajuda do Google Trends, Bonfils percebeu que por aqui a troca deve acontecer no final do terceiro trimestre deste ano.

Na Índia esse processo se acentuou em 2009 e, até o final daquele ano, o Orkut já havia sido trocado pela criação de Mark Zuckerberg.

Bonfils lista alguns fatores que levam as pessoas a mudar de um para o outro. Entre eles, o pioneirismo do Facebook em facilitar o desenvolvimento de jogos "altamente viciantes" por terceiros. O Orkut também não permite a criação de páginas para empresas, e só há pouco tempo adotou um recurso de compartilhamento parecido com o "Like" do rival.

Quanto a Rússia e China, Bonfils diz não acreditar que ocorra uma virada de mesa tão cedo. Isso porque a russa Vkontakte.ru é proativa, com trabalhos em torno da língua e bastante interação social. Já para o RenRen.com a explicação é mais simples: o site, afirma, "é quase uma cópia carbono do Facebook".
Fonte:Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas