Educação Em Luto


Foto:Divulgação
O dia 07 de Abril de 2010 será marcado por uma tragédia no Brasil mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro. Nesse dia, me acordei bem cedo, apesar de ter sido demitido no dia anterior, me acostumei com essa ideia de acordar cedo, no entanto me acordei um pouquinho tarde como de costume, as 7h da manhã. Tomei meu banho, depois o café da manhã, e fui ver alguns e-mail na caixa de mensagens. Depois de constatar que não tinha nada para mim, desliguei o computador e liguei a TV, quando de repente um plantão entra no horário do programa da Ana Maria Braga e justamente quando era debatido os frequentes casos de búlins no Brasil, o plantão de última hora contava que um homem de 23 anos tinha invadido uma escola no Rio de Janeiro e disparado vários tiros contra alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio.

No primeiro momento, pensei que nada tivesse acontecido, mas depois todas as redes de televisão falava sobre este acontecimento. Pronto, foi o suficiente para chamar minha atenção e não desgrudar nenhum segundo da televisão. Um 'monstro' chamado Wellington Menezes de Oliveira de 23 anos, ex aluno do Colégio Tasso da Silveira, entrou na escola e disse que iria dá uma palestra, no entanto ele pegou duas armas e começou a atirar em direção aos alunos. 12 crianças morreram e 18 ficaram feridas, o atirador quando baleado pelo um policial-herói, sabendo que não poderia mais fazer nada se suicidou deixando uma carta totalmente confusa. No instante que ouvia as noticias e via claramente os desesperos de centenas de pais, não me contive e comecei a chorar. Mas porquê? Eu não conheço ninguém que estude nessa escola, não tenho parentes que more no Rio e principalmente não tenho nada a ver com essa história, ou tenho?

Sou um futuro educador, e nesse exato momento percebi que a profissão de professor deixou há muito tempo de ser apenas de ensinar, passou a ser de educar, transformar e proteger essas crianças. Pensei nos meus amigos que tem filho nas escolas, pensei em meus primos que estudam em colégio público, pensei na minha irmã que faz o ensino médio em um colégio estadual. O Brasil está em luto, ou melhor a Educação brasileira está em prantos. Quantas pessoas que diariamente precisam colocar o pão de cada dia na mesa de casa e que são pais ou mães não pensaram em seus filhos quando ficaram sabendo da trágica noticia. A escola que era até pouco tempo atrás um lugar seguro, tranquilo e de aprendizado, hoje não é mais a mesma. Se antes já discutíamos os frequentes atos de violência dentro da escola, a partir dessa tragédia (infelizmente) se abriu mais os olhos da lei.

Agora se fala de mais segurança nas escolas brasileiras e a policia tenta entender o perfil do assassino. Wellington já havia estudado nessa escola há uns 10 anos atrás e dizem que ele sofrera búlin no tempo que estudava, havia perdido a mãe de criação há pouco tempo, ele era um homem introvertido e insociável. Nada justifica o que ele fez, mas será que nós da sociedade de uma maneira bem menos relevante não contribuímos para o tal desfecho? Quando excluímos uma pessoa de nossa roda de amigos, quando dissemos aos nossos filhos ficar bem longe daquele ou daquela garota, quando não damos oportunidade ao outro, ou melhor quando rejeitamos alguém. Isaque Newton dizia que para toda ação há uma reação, eu diria que para todo ato de hoje, há uma consequência amanhã.

Lamento pela morte de 12 inocentes crianças que não tiveram a oportunidade de conhecer como realmente o mundo é ou até mesmo como diria Nelson Gonçalves “ A Vida Com Ela É” de fato e de direito, talvez queria Deus que essas fossem suas últimas lições aprendidas em vida, pena ser de uma maneira tão trágica e dolorosa para parentes, amigos, colegas e para todos nós brasileiros que mesmo sem conhecer nenhum desses jovens, ficamos comovidos, consternados como se fosse filhos de amigos próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas