Artesãs de Paracuru no Dragão Fashion

Roupas e acessórios feitos à mão em Paracuru serão expostos no Dragão Fashion Brasil.....
moda do Ceará e com destaque nacional, que ocorre de 12 a 16 de abril, no Centro de Convenções. As peças são feitas por 23 costureiras que se associaram e criaram a marca Costurarte. Para iniciar a produção, o Grupo de Costureiras e Artesãs de Paracuru recebeu o incentivo da Secretaria das Cidades. Com R$ 135 mil do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) e do BNDES, o grupo iniciou uma produção que chega, hoje, a 400 peças por mês.

Com o dinheiro as mulheres compraram máquinas de costura, computadores, câmeras fotográficas, impressoras e matéria-prima. As costureiras aprenderam a produzir seus catálogos, cartão de visita e embalagens. Com o sucesso do negócio, que foi iniciado em 2009, a sede da associação acabou virando loja e hoje são expostas peças de diferentes gostos, entre roupas, chapéus e jogos de cama e mesa. Uma parte do material segue para ser exposto em eventos especiais.

Hoje as artesãs têm sede própria que conta com auxílio da prefeitura de Paracuru. Com isso, a loja da associação fica localizada em um dos locais mais movimentados de Paracuru, próxima a vários pontos comerciais.

Sustento da casa vem da associação 
Dona Benedita de Souza tesoureira da associação conta que é separada e sustenta a casa e os filhos com o dinheiro que ganha com a criação e confecção das peças. Estar participando do Dragão Fashion é uma coroação para o trabalho dessas mulheres que dedicam seu tempo para construir peças, e com isso realizam os seus sonhos. Mulheres como dona Oscarina, 51 anos. Ela se sente orgulhosa pelo reconhecimento do seu trabalho. Mais que um passatempo, a costura se transformou em sonhos realizados com a compra de bens para a família.

Secretaria desenvolve vocações locais 
O auxílio a grupos de trabalhadores é uma ação da Secretaria das Cidades. Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são criados respeitando as vocações dos produtores locais. Os recursos são captados no Governo do Estado, por meio do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop), e no Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Produtos já foram expostos fora do Brasil 
Além do Dragão Fashion, as artesãs já participam de feiras em vários municípios do Ceará, como Tejuçuoca, Lagoinha, Taíba e Crato. Os produtos delas atravessaram fronteiras e já foram vendidos até para a Alemanha. Com todo esse trabalho e organização as 23 costureiras, que antes faziam um artesanato primitivo em suas casas, sem noções de preço, hoje são associadas do grupo e participam de diferentes cursos de aperfeiçoamento através do SEBRAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas